Categorias
Nota

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nota de Esclarecimento, 18 de fevereiro de 2022.

O Conselho Administrativo da COOPERFIM, por meio desta nota, esclarece que o alagamento de ontem (17/02/2022), na parte interna da Feira dos Importados de Brasília, ocasionado pelas fortes chuvas que assolaram todo o Distrito Federal, configura-se como um caso que foge ao controle da administração da Feira.

Conforme noticiado nos principais jornais do Distrito Federal, a chuva de ontem trouxe transtornos e deixou prejuízos em diversos pontos de Brasília, dada a intensidade da mesma e o volume de água que caiu.

É importante frisar, que a COOPERFIM tem tomado todas as providências para evitar alagamentos, inclusive incentivando em seu espaço o descarte correto do lixo, assim como a coleta seletiva, que entende ser ações preventivas. Todavia, o sistema de águas pluviais do SIA não comportou o volume de água da última quinta-feira, sobrecarregando o sistema interno da Feira. Em mais de uma oportunidade, a NOVACAP foi alertada sobre a fragilidade do sistema que dá vasão às águas pluviais, cobrando da autoridade pública a devida atenção ao problema. Tanto é que hoje, após o ocorrido, a NOVACAP veio ao socorro da Feira.

Ao contrário do que alguns meios de comunicação divulgam, a COOPERFIM não é responsável pelo alagamento, mas sofre os efeitos da debilidade do sistema de águas pluviais e das fortes chuvas, como dissemos acima.

A COOPERFIM trabalha diuturnamente para que cooperados e lojistas tenham o melhor ambiente para desenvolver suas atividades comerciais. Para evitar acidentes decorrentes do alagamento, como descargas elétricas, a administração desligou ontem a energia dos dois blocos mais afetados (Bloco A e B), visando a integridade física dos feirantes e evitando desdobramentos ainda piores.

A Diretoria.